Sobre


O Café com Pepino | Psicanálise, cultura e redes sociais é um site que pretende contribuir com a divulgação da psicanálise no Brasil.

Nossa proposta é estabelecer uma linguagem menos acadêmica e mais acessível no diálogo com o leitor que possui um interesse que extrapola os clichês constituídos sobre a psicanálise, porém, ainda assim, não pode se debruçar sobre as milhares de páginas acumuladas ao longo de mais de um século de teorias e práticas. Ressaltamos que a nossa intenção não se dá em prejuízo de um mínimo rigor teórico que entendemos ser indispensável a sua desmistificação e compreensão.

Contamos com a contribuição de colegas psicanalistas, estudiosos de diversas áreas, leitores e interessados que desejam enviar artigos, contrapontos, casos, relatos e dúvidas a respeito de questões teóricas, práticas e da sua experiência com a área. Por isso, é fundamental que todos os leitores estejam cientes da nossa Política de privacidade e termos de uso.

São muito bem vindas as provocações, discordâncias, perguntas e os posicionamentos acerca das tantas interfaces da psicanálise com as mais diversas áreas socioculturais e políticas como filmes, séries, músicas, futebol e redes sociais virtuais, por exemplo.

Os artigos originais do site Café com Pepino são assinados por Fábio C. Zuccolotto, que, entre outras coisas, é psicanalista e cientista social formado pela Universidade Estadual de Campinas. Os demais artigos de variados autores, inéditos ou reeditados, ficarão disponíveis sob as categorias artigo inédito e artigo reeditado e terão a sua autoria e as devidas informações atribuídas na própria publicação.